sábado, 10 de abril de 2010

Mais um pouco sobre a Educomunicação: Fanzines



Frente e verso de um fanzine feito por jovens dos Estados Amazônicos

No final de novembro de 2009, 35 jovens de nove Estados abrangidos pela Amazônia Legal se reuniram para pensar ações, planejar e articular os movimentos de juventude pelo meio ambiente na região. Este evento foi o I Encontro Amazônico da Juventude pelo Meio Ambiente (I EAJUMA), que contou com o apoio do Fundo das Nacões Unidas pela Infância (UNICEF). Nos meses de janeiro e fevereiro, participantes do encontro enviaram fanzines socializando o processo e os principais resultados a outras organizações que atuam com juventude e meio ambiente nas outras regiões do Brasil.

El@s lançaram mão de um dos recursos da educomunicação, o fanzine, expressão de origem americana que faz junção entre as expressões "fanatic" e "magazine", que traduzido para a língua portuguesa, significa algo como "revista do fã". O fanzine é uma publicação independente, onde @ autor(a) é livre para publicar na forma, no conteúdo e usando as técnicas que desejar, seja colagem, impressão a laser, xerox, manuscrito, de desenhos, textos ou tudo aquilo que a imaginação permitir.

Quer saber mais sobre fanzines? Então leia o artigo no link abaixo com a autoria de Edgard Guimarães, editor do Fanzine QI (Quadrinhos Independentes), autor do livro "O Fanzine":

http://www.kplus.com.br/materia.asp?co=41&rv=Literatura

Cleverton Silva
Turismólogo e ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário