sábado, 10 de abril de 2010

A Internet e o Ensino – Incentivo a pesquisa ou ao plágio?

A internet como meio de comunicação em massa, transmite informação, conhecimento, diverte e distrai. As pessoas estão tendo acesso cada vez mais facilitado a essa ferramenta de difusão, então porque não utilizá-la para como difusora de conhecimento institucional, ensino e aprendizagem?

De um jeito dinâmico, interativo, flexível e interessante, o mundo on –line tornou-se uma ferramenta de especial qualificação no auxilio ao ensino, dando ao aluno a oportunidade de se conectar com o mundo, aprender e interagir com o foco de seu estudo, assim como também inclui-se socialmente neste mundo globalizado.
Além do incentivo a buscar novos conhecimentos (pesquisa), associar o ensino a essa tecnologia está criando um novo método de ensino dentro do campo EAD: A aprendizagem por nichos. O aluno tem a oportunidade de conhecer o assunto todo a ser estudado, ou parte dele, dá ênfase naquilo que o chamou mais atenção, fazer suas atividades sobre o tudo aquilo que estudou e então posteriormente buscar pesquisas sobre aquele ou aqueles nichos do assunto que ele mesmo repartiu, se aprofundar no assunto e por que não criar suas próprias pesquisas e artigos sobre eles.

Nós, profissionais da área de Educação, estamos incentivando o surgimento assim de pessoas mais qualificadas no mercado posteriormente, pessoas que vão procurar se especializar naquilo que elas se identificaram mais cedo, pessoas aptas a pesquisar e conhecer por si só.

Porém há aqueles que vão se acomodar no plagio a partir de tantas informações disponíveis nesses espaços comunitário, não tendo nem a decência de tornar seus trabalhos, nos cursos profissionalizantes e graduações, realmente seus. Para estes, infelizmente só nos resta orientar e torcer para que mudem o quanto antes, pois não passaram de pessoas medíocres a procura de se estagnar sempre na sua zona de conforto, sem pretensão de crescimento profissional e a espera do auxilio de terceiros.

Mas tudo bem. Para este tipo de pessoas, sempre haverá funções básicas no terceiro setor.

Ellen Cláudia Santos
Tecnóloga em Marketing. Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Futura bacharela em Secretariado Executivo.

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